5 de fev. de 2010

Vamos prevenir o Câncer de mama !!!!!

  
Para detecção precoce do câncer de mama é necessário fazer  exame clínico e a mamografia.


    No Brasil o Ministério da Saúde recomenda como principais estratégias de rastreamento populacional um exame mamográfico, pelo menos a cada dois anos, para mulheres de 50 a 69 anos e o exame clínico anual das mamas, para mulheres de 40 a 49 anos. O exame clínico da mama deve ser realizado em todas as mulheres que procuram o serviço de saúde, independente da faixa etária, como parte do atendimento à saúde da mulher. Para mulheres de grupos populacionais considerados de risco elevado para câncer de mama (com história familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau) recomenda-se o exame clinico da mama e a mamografia, anualmente, a partir de 35 anos.
    A mulher pode fazer a detecção precoce do câncer de mama através de um exame visual e de palpação. Este exame deve ser realizado cerca de 7 dias após a menstruação ou, para aquelas que não menstruam mais, uma vez por mês (por exemplo, na data do aniversário).

Exame visual:

- Em frente ao espelho, olhe as mamas, procurando alterações nos mamilos ou pregas na pele, assim como covinhas.

- Junte as mãos atrás da cabeça e empurre-as para a frente. Observe se há alguma mudança na pele ou na forma das mamas.

 Aperte as mãos firmemente contra os seus quadris e dobre-se um pouco para a frente. Observe com muita atenção se a pele ou a forma das mamas sofrem alguma mudança.
Palpação:

- Deite-se com uma almofada pequena embaixo das costas do lado direito, com o braço deste mesmo lado debaixo da nuca.

- Com os três dedos do meio da sua mão esquerda, examine a mama direita, firme e cuidadosamente, em toda a sua extensão. Comece pela superfície externa, apertando a parte média e plana dos seus dedos contra a mama. Mova-os em pequenos círculos de fora para dentro, até chegar ao mamilo. Preste atenção se existem massas ou inchaços que você não tenha notado antes.

- Repita o procedimento para examinar a mama esquerda.

- De pé, toque suavemente a mama direita com os dedos da mão esquerda, começando na axila e movendo pouco a pouco a mão ao redor da mama em direção ao mamilo.

- Inverta a posição para examinar o lado esquerdo. Este exame pode ser feito também durante o banho, já que, com o peito ensaboado, os dedos deslizam facilmente e não é preciso pressionar.

    Caso você encontre alguma anormalidade procure seu médico, peça-lhe para que examine também suas mamas.Todas as mulheres apartir de 40 anos podem realizar mamografias pelo Sistema Único de Saúde - SUS conforme Lei nº 11.664 de 2008. Caso constatado o diagnóstico de câncer de mama passa a ter direito a assistência integral no SUS, o que inclui prevenção, detecção, tratamento e controle da doença.



    Segundo a Fenama, uma em cada três mulheres teve, tem ou terá algum tipo de câncer e uma em cada dez desenvolverá câncer de mama. Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), indica que no Brasil morrem por ano 10 mil mulheres vítimas da doença.

    Então vamos prevenir!!!!!! não custa nada e faz um bem maior que possamos imaginar.



Nenhum comentário: