22 de fev. de 2010

Como você tem cuidado da sua higiene íntima?

A vulva é muito sensível e propensa a infecções, por este motivo cuidado com produtos alcalinos (quase a maioria), os produtos para higiene íntima devem ser eficientes na limpeza, mas sem agredir a flora natural.

– Há uma série de substâncias que são liberadas no muco vaginal, e que são responsáveis pelos odores femininos. Mas esses lactobacilos são também uma proteção do corpo contra infecções – explica a ginecologista Carla Maria Martins.
Embora desagradáveis, os fluidos produzidos pelo corpo são necessários para evitar doenças, e não podem ser eliminados com produtos antibactericidas. Para não alterar o ph ácido da vagina, é recomendado o uso de um sabão neutro.


Dicas para manter o equilíbrio íntimo


::: Um ambiente abafado é propício para a proliferação de bactérias e infecções: dê preferência para roupas íntimas mais leves, como as de algodão, e não use protetor de calcinha com muita frequência

::: Procure usar sabonetes, absorventes e papel higiênico sem perfume

::: Troque o absorvente íntimo a cada duas horas

::: Não lave a calcinha com produtos carregados de químicos: eles deixam resíduos que podem causar alergias

::: Não restrinja a higiene ao banheiro: a pré-lavagem da calcinha no chuveiro não é o suficiente

::: O cuidado deve ser ainda maior no período menstrual

Fonte: Carla Maria Martins da Silva, ginecologista

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber da ginecologista se existe um antibactericida natural. Sofria com infecções urinárias, fiz tratamento durante três meses e ainda tenho ardencia ao urinar. dos sintomas da infecção urinária esse foi o único que ficou. Por isso acho que estou com fungos (já tive) ou bacterias e acho que o problema esta na vagina e não no trato urinário. Sei que deveria ir ao médico, mas comecei agora num emprego e não quero pedir folga. Uso anticoncepcional e no mês de fevereiro mestruei duas vezes. No intervalo normal (4 dias de mestruação), depois de 10 dias fiquei mestruada denovo por 5 dias.

Viviane Gaertner Lenz disse...

Querida,
existem vários fatores que podem desencadear doenças e devem ser investigados como por exemplo o uso de calcinhas de algodão para ventilação e não procriação de bactérias, cuidado com absoventes internos e externos onde guardar e a troca mais em seguida, as vezes o parceiro pode ter algum problema e não sabe e pode ter transmitido através da relação sexual.
Enfim, o médico neste momento ajudaria nesta investigação e em relação ao trabalho pode solicitar uma declaração de comparecimento para consulta médica.