13 de jan. de 2010

Aumento de peso em decorrência da idade

A partir dos 25 anos aproximadamente, iniciamos um processo chamado “sarcopenia” que é a perda de massa muscular. Essa redução da musculatura é maior em mulheres e é agravada na menopausa. Estima-se que essa perda represente aos 40 anos de idade em torno de 5% da massa muscular. Mas você sabe que relação esse processo tem com a gordura corporal?

Quanto maior a nossa massa muscular, maior a taxa metabólica basal (TMB) que é a energia que nosso organismo consome para se manter, ou seja, + massa muscular = TMB + alta = + energia consumida. Portanto, quanto mais massa muscular perdemos, menor será nosso gasto calórico diário e esse é um dos motivos porque engordamos com o avanço da idade. Além disso, a musculatura é responsável pelo bom funcionamento das articulações, que quando em desequilíbrio causam dores e desconfortos, podendo até chegar a imobilidade. A carência muscular pode ser observada através de uma avaliação física e a redução da massa muscular pode ser minimizada com o trabalho de força (exercícios com pesos). Contudo, procure a orientação de um professor habilitado, invista também nos alongamentos e não fique parada!

Carol Martins - Personal Trainer CREF 9845/SC

Um comentário:

Eva Paula disse...

Parabéns Viviane, as colocações estão ótimas e atualizadas, vamos divulgar a ajudar a atualizar as mulheres envolvidas na luta contra a violência dompestica.

VALEU