1 de jun. de 2011

Mulheres Comunicadoras

Iniciando nossa série Perfil de Mulher, vamos apresentar o perfil comunicador através da forma de agir e pensar das mulheres comunicadoras.

Como são?

Mulheres comunicadoras são entusiasmadas, extremamente otimistas e sabem se comunicar como ninguém. São mulheres criativas, com habilidades para criar coisas novas e improvisar diante de uma situação imprevista. São vaidosas e tendem a ser fashionistas. Liberdade e vida social ativa são necessidades
Você está numa festa e quer identificar este perfil? É fácil! As comunicadoras são as que mais gesticulam, sorriem e estão sempre acompanhadas de várias pessoas. É aquela mulher que sempre tem assunto e capacidade de deixá-lo cada vez mais interessante e divertido.
No trabalho, gosta de atuar com muitas pessoas ao redor e costuma adquirir rapidamente popularidade e prestígio. Tem poder de argumentação muito grande. Gosta de se ocupar de vários projetos ao mesmo tempo.

O que desenvolver?

Se você tem este perfil precisa saber que, como em todos os outros, a mulher comunicadora tem obstáculos a transpor. A desorganização e má administração do tempo são traços marcantes. O planejamento, principalmente financeiro precisa ser aprimorado.
Outra dica: Na sua carreira procure aumentar seu embasamento técnico e aprofunde um pouco mais nos conhecimentos. E por fim, otimismo é sempre bom, mas em excesso pode tirar a capacidade de enxergar e compreender a realidade.

Como lidar com Mulheres Comunicadoras?

Se você não é uma mulher comunicadora, mas vive cercada(o) delas, aí vão algumas dicas úteis para o seu dia a dia:

• Quer garantir o acordo de uma mulher comunicadora na reunião? Resuma o que foi acordado por escrito.

• Quer ganhar sua atenção? Crie relacionamentos e reconheça suas idéias.

• Quer ganhar sua amizade? Evite discussões e fale de fatos sempre usando os sentimentos.

• Quer motivar a mulher comunicadora? Seja um líder que sabe quebrar regras e que aceite quem as quebre quando necessário. Delegue o poder e principalmente dê liberdade a ela afinal; quem vive no Céu não pode se prender por muito tempo a terra.


Por Monica Hauck
Diretora Executiva do Grupo Solides, desenvolve pesquisa, produtos e soluções inovadoras na área de Gestão, com foco em Gestão de pessoas e processos. É também colunista e palestrante do site RH Portal