23 de mai. de 2011

Mulheres Executoras

Se você gosta de fazer várias coisas ao mesmo tempo, adora desafios e não se incomoda em viver sob pressão, este pode ser o seu perfil

Como são essas mulheres?
Mulheres executoras precisam mais do que ninguém de desafios e autonomia. São ousadas e sabem muito bem onde querem chegar. São competitivas e desbravadoras. Tem familiaridade com argumentos racionais e possuem uma energia extraordinária. Rápidas e objetivas, elas suportam muito bem o viver sob pressão. Gostam de fazer várias coisas ao mesmo tempo e sempre se envolvem em vários projetos, por isso costumam estar sempre apressadas ou até mesmo atrasadas.
Extrovertidas tendem a tomar frente de todos os projetos e assumem a liderança rapidamente. Não se intimidam diante de um conflito, têm argumentos rápidos e precisos. Essas mulheres logo ganham visibilidade pela ousadia e resultados alcançados.

O que elas precisam desenvolver?

Como nenhum perfil é perfeito, mulheres executoras precisam entender que um bom líder precisa saber ser liderado antes de liderar. Precisam aceitar que nem todas as pessoas vivem no mesmo tempo que elas e que um pouco de paciência e tolerância com o outro não faz mal a ninguém.

Desenvolver a empatia também é fundamental para não se tornar uma pessoa isolada. É importante observar que o fim é fundamental, desde que os meios sejam legítimos para ela e para as pessoas que a cercam. Em tempo; priorizar um pouco mais a família e os amigos pode fazer muito bem para a executora.

Como lidar com uma Mulher Executora, o que fazer?

• Dê autonomia para que ela alcance os resultados. Executoras precisam de um ambiente onde tenha controle e prestígio;

• Tenha foco nos negócios, trabalhe de forma objetiva e firme e ofereça alta carga de trabalho e desafios;

• Reconheça e evidencie seus resultados e cases de sucesso. Certamente ela trabalhará firme para que o próximo case seja ainda melhor.

O que não fazer?

• Ser muito detalhista e pouco objetivo. Nada mais chato e irritante para uma mulher de perfil executor que uma longa conversa cheia de detalhes e voltas;

• Dar-lhe muitas regras. Executoras produzem melhor em ambientes onde paradigmas possam ser quebrados e criados, por ela é claro…

• Criar um ambiente rotineiro e lento. Essa é de adoecer! Rotina e lentidão para uma executora é tédio ou úlcera na certa!


Por Monica Hauck


Diretora Executiva do Grupo Solides, desenvolve pesquisa, produtos e soluções inovadoras na área de Gestão, com foco em Gestão de pessoas e processos. É também colunista e palestrante do site RH Portal