13 de jan. de 2010

Aumento de peso em decorrência da idade

A partir dos 25 anos aproximadamente, iniciamos um processo chamado “sarcopenia” que é a perda de massa muscular. Essa redução da musculatura é maior em mulheres e é agravada na menopausa. Estima-se que essa perda represente aos 40 anos de idade em torno de 5% da massa muscular. Mas você sabe que relação esse processo tem com a gordura corporal?

Quanto maior a nossa massa muscular, maior a taxa metabólica basal (TMB) que é a energia que nosso organismo consome para se manter, ou seja, + massa muscular = TMB + alta = + energia consumida. Portanto, quanto mais massa muscular perdemos, menor será nosso gasto calórico diário e esse é um dos motivos porque engordamos com o avanço da idade. Além disso, a musculatura é responsável pelo bom funcionamento das articulações, que quando em desequilíbrio causam dores e desconfortos, podendo até chegar a imobilidade. A carência muscular pode ser observada através de uma avaliação física e a redução da massa muscular pode ser minimizada com o trabalho de força (exercícios com pesos). Contudo, procure a orientação de um professor habilitado, invista também nos alongamentos e não fique parada!

Carol Martins - Personal Trainer CREF 9845/SC

5 de jan. de 2010

SPM lança balanço do primeiro semestre de 2009 da Central de Atendimento à Mulher

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 -, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, registrou, de janeiro a junho de 2009, 161.774 atendimentos – um aumento de 32,36% em relação ao mesmo período de 2008, quando houve 122.222 atendimentos.
Em números absolutos, o estado de São Paulo é o líder do ranking nacional com um terço dos atendimentos (54.137), que é seguido pelo Rio de Janeiro, com 12,28% (19.867). Em terceiro lugar está Minas Gerais com 6,83% (11.056).


Parte significativa do total de atendimentos (47,37%) deve-se à busca por informações sobre a Lei Maria da Penha que registrou, no primeiro semestre de 2009, 76.638 atendimentos contra 49.416, no primeiro semestre de 2008. O crescimento corresponde, de um semestre para o outro, a 55,09%.

Tipos de violência
Dos 17.231 relatos de violência 93% são relacionados à violência doméstica e familiar, sendo que em 67% desse, os agressores são, na sua maioria, os próprios companheiros.
- 9.283 foram de violência física;
- 5.734 violência psicológica;
- 1.446 violência moral;
- 256 de violência sexual;
- 54 de cárcere privad;
- 17 de tráfico de mulheres;
- e 60 outros
Na maioria das denúncias/relatos de violência registrados no Ligue 180, as usuárias do serviço declaram sofrer agressões diariamente (69,28%).

Perfil
A maior parte das mulheres que entrou em contato com a central é :
- negra (43,26%),
- idade entre 20 e 40 anos (66,97%),
- casada (55,55%)
- um terço delas cursou até o ensino médio.

SPM se solidariza com as mulheres que denunciaram o médico Roger Abdelmassih e espera rigorosa punição

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) se solidarizam com as dezenas de mulheres brasileiras que romperam o silêncio ao denunciar os crimes de abuso sexual cometidos pelo médico Roger Abdelmassih. Este é um caso emblemático de violação de direitos das mulheres e, por esse motivo, acreditamos na seriedade das investigações policiais e na Justiça para garantir a rigorosa punição do agressor.

Por ser um crime cometido por um médico no exercício da profissão, confiamos nas providências a serem tomadas pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) e pelo Conselho Federal de Medicina quanto à cassação do registro profissional do médico Roger Abdelmassih.

Nesse sentido, a SPM e o CNDM, que têm por compromisso desenvolver políticas públicas de enfrentamento à violência e discriminação contra as mulheres, vêm somar-se ao clamor da sociedade brasileira e dos movimentos feministas e de mulheres para que a justiça seja plena e os direitos humanos das mulheres sejam garantidos.